MASSA-CARGA, RENORMALIZAÇÃO DE

Serve para suprimir, dentro do possível, as divergências que aparecem na teoria quântica dos campos de ondas. A idéia fundamental é a seguinte: A massa de uma partícula elementar – por exemplo, de um elétron -, se compôe de duas partes: 1) a massa mecânica; 2) a massa correspondente à energia da carga elétrica. A massa que observamos é a soma de ambas. Quer dizer:  

  

Analogamente, a carga se compôe de duas partes: a carga própria do átomo e a devida à polarização do vazio. Como antes, podemos observar somente a soma de ambas. Escreveremos, pois: 

  

Os segundos termos dos primeiros membros destas duas igualdades podem calcular-se com base na teoria de campo. A este respeito, esta proporciona sempre expressões divergentes, que não são compatíveis com os valores finitos da experiência, ou seja, com os segundos membros destas ditas igualdades. Por este motivo, se introduz a hipótese de que existem uma massa e uma carga próprias da partícula elementar, de tal modo que somadas com o correspondente termo divergente, deduzido da física de campo, proprcionam, precisamente, o valor que se observa. Naturalmente, estas magnitudes hão de ter o mesmo grau de divergência que as já existentes. Como são essencialmente inobserváveis (já que ao elétron não podemos quitar-lhe a carga), isto não supõe dificuldade alguma. Esta superposição das duas partes recebe o nome de renormalização

POSTED BY SELETINOF 10:45 AM

 

Anúncios

Sobre seletynof

Escola (ensino médio):Colégio Marista Cearense;Faculdade/Universidade: Universidade Federal do Ceará;Curso:Física; Diploma:Pós-Graduação em Física;Profissão:físico e professor; Setor:Científico.

Publicado em 24 de junho de 2007, em FISICAMATEMATICA. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: